Chuvas Ácidas

Um dos problemas ambientais decorrentes da poluição atmosférica são as chuvas ácidas. Elas podem ocorrer quando aumenta a concentração de certos óxidos na atmosfera, como o dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio.  Esses óxidos reagem com a água e acaba produzindo ácidos, como o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, que podem então se precipitar na superfície terrestre juntamente com a água das chuvas.

O dióxido de enxofre óxidos de nitrogênio é produzido pela combustão de materiais de origem fóssil, como o petróleo é o carvão. São lançados na atmosfera pelas usinas termelétricas, indústrias de celulose, refinarias e pelos veículos de automotores.

As conseqüências das chuvas ácidas são:

Aceleram a corrosão de parte das matérias empregados na construção de edifícios, pontes represas, redes de canalização de água, depósitos subterrâneos e cabos elétricos, além de corroer a pintura de automóveis. Na natureza causam danos as folhas de muitas espécies de plantas e tornam os solos ácidos, podendo comprometer a produtividade agrícola. Rios e lagos também podem se tornar ácidos, o que provoca a morte de seres que não toleram redução significativa do pH da água.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: