Carbono e jogos de montar

É correta a comparação do elemento carbono com jogos de montar? Brincando de agrupar blocos você pode perceber que os carbonos se agrupam da mesma forma, isso ocorre na formação das longas cadeias de hidrocarbonetos. Mas como o carbono constitui estes importantes compostos orgânicos? Tudo se deve à estrutura carbônica que possui a capacidade de formar cadeias moleculares variadas, estáveis e extensas.

Na verdade, todos os elementos buscam se ligar uns aos outros para atingirem o equilíbrio eletrônico, ou seja, completar a última camada (camada de valência) com oito elétrons. A classe dos metais busca este equilíbrio roubando elétrons e tornando-se eletropositivos. Os não metais fazem exatamente o contrário, se equilibram doando elétrons, já os gases nobres são naturalmente equilibrados. E o carbono? Este é o elemento capaz de formar quatro ligações, doando ou recebendo elétrons, ou seja, rege com elementos eletropositivos e eletronegativos. Por esta propriedade o carbono recebe a denominação de tetravalente.

A existência de milhões de compostos orgânicos é explicada pela tetravalência do carbono, uma vez que as longas cadeias carbônicas só existem em razão das quatro ligações disponíveis do carbono. Podemos encontrar o carbono nas mais variadas substâncias, vejamos algumas:

• O metano é um exemplo de composto orgânico simples, é composto por apenas 1 átomo de carbono e por isso é leve e compõe o gás natural;

• Os polímeros são constituídos por longas cadeias carbônicas para formar os plásticos;
• As moléculas da vida (DNA) são compostas por carbono em cadeias.

Retomando o assunto inicial, carbono e jogos de montar, observe a estrutura do octano:

H3C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH3

Como se vê, o carbono se comporta como um bloco de montar para construir a estrutura linear do principal componente da gasolina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: