Fogo que não produz fumaça

Existe fogo que não produz fumaça? A resposta é sim e pode ser encontrado em sua residência, mais precisamente no fogão de sua casa. Talvez você nunca tenha reparado, mas a chama que aquece seu almoço possui coloração azul, esta cor significa combustão completa (reação total com o oxigênio). Ela é produzida pela junção do combustível -gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão – com o comburente (oxigênio do ar).

Para um melhor entendimento, vamos nos atentar às definições:

– Combustível é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente;

– Comburente é o material gasoso (em geral o oxigênio) que pode reagir com um combustível, produzindo assim a combustão;

Outro fator que colabora para uma chama mais limpa (azul) é a composição do combustível, como exemplo compare a chama do fogão e a produzida por uma vela. A primeira é produzida pela queima de gases (oxigênio e GLP), já a segunda envolve a parafina, que é derivada do petróleo e rica em carbonos. A chama produzida por gases é azul e não produz fumaça ao contrário da queima da parafina: chama amarela que produz fumaça.

Mais uma dúvida: Por que quando o gás está para acabar a chama adquire coloração avermelhada? O gás está em quantidades mínimas e sua mistura com o oxigênio do ar não ocorre de forma completa. A prova de combustão incompleta está na fuligem que se acumula no fundo da panela. Neste caso a reação entre o combustível GLP e o comburente oxigênio está desbalanceada.
Agora você já sabe! O fogo que não produz fumaça tem cor azul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: